Preparar crianças, adolescentes e seus familiares em sua formação pessoal, social e profissional, para que possam ser protagonistas de sua própria história.
Desenvolvimento Social: Atuar na defesa dos interesses das crianças beneficiárias da Associação e suas famílias, contribuindo para construção e melhoria das políticas públicas, desenvolvendo saberes e tecnologias para ajudar na erradicação da miséria e injustiça.
A ARCO é uma organização sem fins lucrativos de promoção do desenvolvimento integral de famílias que vivem em condição de pobreza na região do Jardim Ângela. Para isso desenvolve ações de promoção humana, transformação, acolhimento social, educação, cultura, trabalho e qualidade de vida.
A Arco Associação Beneficente foi fundada no ano de 1991 pelo casal Sidney Vinha e Fritz Mauti com objetivo de abrigar crianças as quais suas famílias não tinha condições de cuidá-las. O nome ARCO significava naquele momento, simbolicamente, ações que iriam projetar crianças como supostas flechas, ao mundo, com um alvo certo – a inclusão.
Contando com o apoio de diversas organizações, empresas e voluntários e Prefeitura de São Paulo a Arco foi gradualmente expandindo suas atividades. Primeiro com educação infantil e juvenil a Arco desde sua fundação até os dias de hoje incorpora novos programas e projetos de acordo as demandas apresentadas pela comunidade.
Em meados dos anos 2000 um grupo formado por coodenadores, diretores e voluntários fizeram um estudo sobre a Arco nascendo assim um novo significado para o nome ARCO o acróstico,
Em quase 30 anos de atividades, a Arco Associação Beneficente construiu um patrimônio sólido na área social e trabalhou com seriedade, competência e transparência.
O projeto pedagógico da Arco prioriza uma educação pautada na autonomia e no protagonismo e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. Para isso, pauta sua metodologia pedagógica em um conjunto de conhecimentos, saberes, políticas públicas e referências teóricas: Sistema Único de Assistência Social, Proteção Social Básica, Protagonismo Juvenil e Construtivismo (1923), Educação em Valores Humanos (1982), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Parâmetros Curriculares Nacionais e Quatro Pilares da Educação (1996) e Temas Transversais (1998).